sábado, 29 de outubro de 2011

O Théâtre Du Soleil - O Conceito


Ariane Mnouchkine, nascida em 3 de março de 1939 em Boulogne-sur-Seine , é diretora de teatro e da companhia Théâtre Du Soleil, que ela fundou em 1964 com seus companheiros da ATEP (Association Théâtrale des Étudiants de Paris). Em 1970, o Théâtre Du Soleil cria 1789 no Piccolo Teatro de Milão, onde Georgio Strehler acolhe e apoia com conança a jovem companhia, que em seguida se instala na Cartoucherie, antigo edifício militar, abandonado e isolado no bosque de Vincennes, às portas de Paris. O Théâtre Du Soleil concebe imediatamente a Cartoucherie como um local que permita abandonar o parâmetro de teatro como instituição arquitetural, tomando partido do abrigo em vez do edifício, numa época em que as transformações urbanas na França subvertem profundamente o lugar do humano e a posição do teatro dentro da cidade. O Théâtre Du Soleil encontra na Cartoucherie o instrumento concreto de criação do teatro, tanto erudito como popular, com o qual sonhava Antoine Vitez e Jean Vilar. O objetivo era, desde uma época anterior a 1968, estabelecer novas relações entre o público e diferenciar-se do teatro burguês a m de fazer um teatro popular de qualidade.
Assim a companhia se torna, a partir dos anos 1970, uma das principais da França, tanto pelo número de artistas que abriga (mais de 70 pessoas ao longo do ano), como por sua projeção nacional e internacional. Ligada à ideia de «grupo de teatro», Ariane Mnouchkine estabelece a ética do grupo sobre regras elementares: os prossionais  formam um todo só, todos recebem o mesmo salário e o conjunto da companhia se envolve no funcionamento do teatro (manutenção diária, acolhimento do público no momento do espetáculo). O Théâtre Du Soleil é um dos últimos grupos de teatro a funcionar como tal hoje na Europa.
A aventura do Théâtre Du Soleil constrói-se há mais de 40 anos graças à delidade e à afeição de um público numeroso tanto na França como no exterior. Sua trajetória é assinalada por uma interrogação constante quanto a seu papel, a função do teatro e sua capacidade para representar a época atual.
Esse compromisso de tratar as grandes questões políticas e humanas sob um ângulo universal mistura-se à pesquisa de grandes formas de discurso, na conuência das artes do Oriente e do Ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário